Buenos Aires - Zoo Luján

Segunda 16/01

Estava apreensiva com esse passeio, li vários relatos positivos e negativos sobre o Zoo, sobre a maneira como os animais eram tratados, que ficavam acorrentados, dopados... Adoro bichos e não gostaria de chegar lá e presenciar maus-tratos e muito menos contribuir com essa atitude. Por fim conversei com uma pessoa que mora em Buenos Aires que já fez esse passeio várias vezes e me garantiu que não tinha nada disso, que eu tinha que ir para ver como funcionava o local. Enfim decidimos fazer o passeio e me prometi que faria o comentário exatamente do que eu visse. 

No dia anterior liguei para a Fabebus (02323-436304) para reservar os lugares na Van  que leva ao Zoo Luján ($56 ida/volta por pessoa). A Van pára em pontos determinados, pegamos em frente ao hotel Republica próximo ao nosso hotel. A volta é combinada na ida com o próprio motorista, caso queira mudar o horário do transfer é só pedir a recepcionista do zoo para ligar. A van levou apenas a minha familia e mais um casal, não tivemos paradas pelo caminho, levamos uns 50min até o Zoo, normalmente esta viagem dura de 1:15 a 1:30h segundo informação do próprio motorista.

Fomos os primeiros a chegar, por volta das 9:40h, o local é muito simples, terra batida mesma, nada de calçadas, cadeirinhas, ventiladores...nada disso, uma fazenda. Bem em frente ao portão uma moça  vende as entradas ($100 pagamento em dinheiro) próximo a esta moça já vimos a primeira jaula com filhotes de leões e cães, juntos e misturados. Mais a frente um rapaz recolhe o ticket, entrega o mapa com a localização das jaulas e vende sacos de ração. No caminho para as jaulas passamos por um museu ao ar livre de carros militares e vagões ferroviários, relíquias de propriedade do Zoo.






Como chegamos cedo ainda não podíamos entrar nas jaulas, enquanto aguardávamos caminhamos pelo local e presenciamos os animais sendo tratados e alimentados, vimos também uma moça avaliando-os e dando instruções, pareceu ser a veterinária, inclusive na jaula dos filhotes só entramos depois que ela autorizou.


                                   


Os animais ficam em currais, cercados, os felinos em jaulas e alguns são criados totalmente soltos como as ilhamas. Nenhum animal estava acorrentado. Os animais nascem na fazenda e desde bebês são criados em contato com pessoas e cães para que cresçam dóceis e domesticados. 






Depois retornamos para o passeio de dromedário, eu preferi não fazer, o passeio é bem curto, um pequena volta, quem fez achou divertido.  O urso estava novamente sendo tratado, então desistimos e não retornamos a jaula dele. Alimentamos e tocamos em  Ilhamas, veados, ovelhas, patos, cavalos... Vimos também macacos e puma mas não entramos nas jaulas. Por opção e respeito (risos) não entramos na jaula do Rei leão.


Enquanto fazíamos o reconhecimento do local, observei que as jaulas eram feitas com aquelas cercas de arame dupla (alambrado) e uns 2 tratadores por jaula que as vezes ficavam de costas para os animais, isso me deixou um pouco assustada, mas por outro lado se fosse TÃO PERIGOSO assim, teriam mais tratadores.

O tratador passa algumas instruções de como se comportar dentro das jaulas e como tocar nos animais. Para entrar nas jaulas é preciso ser maior de 16 anos, crianças só podem entrar na jaula dos filhotes. A quantidade de pessoas e o tempo de visita dentro das jaulas é controlado pelo tratador respeitando o repouso e o momento de alimentação dos animais.

Começamos nossa aventura pelo cercado dos filhotinhos de leão com apenas 25 dias, foi maravilhoso, é difícil descrever a sensação de tocar e carregar um animalzinho destes, são lindos, fofinhos, pesados, arranham, com uma pelagem linda e sedosa, uma delícia.


Tivemos a oportunidade de alimentar os elefantes, eles estavam praticamente soltos, apenas uma barra de madeira nos separava. Enquanto o tratador cortava as maçãs brincava com um dos elefantes que balançava e batia a tromba no chão pedindo comida.



Prontos para mais uma aventura, entramos numa jaula com um tigre e uma leoa adultos. Estavam deitados, bem tranquilos, pareciam estar dormindo, pareciam, o tigre correspondia ao carinho mexendo o rabo e a leoa resolveu ficar de barriga para cima exatamente quando minha filha estava acariciando-a.



Para finalizar nosso passeio entramos numa jaula com uns 6 tigres adultos, alguns estavam deitados e outros andando pela jaula. Um dos tigres passava entre nós como se fosse a coisa mais normal do mundo e ao conversar com o tratador sobre isso, ele me disse que ELA era a mais mansa, tinha nascido lá na fazenda e estava incomodada porque estava perto de parir.



O tratador colocou um tigre sobre uma bancada para que pudéssemos tocá-lo e depois dar mamadeira, imagina uma lambida de tigre. De perto é que podemos ver o quanto são lindos e perfeitos, a pelagem é maravilhosa e sedosa, as patas imensas e tão delicadas, os olhos, tudo muito perfeito. Inesquecível.


Foi uma experiência maravilhosa, única, inesquecível, jamais imaginei chegar tão perto de um felino, muito menos tocá-lo. Ficamos na fazenda das 9:40 até as 12:20h e durante todo esse período não presenciamos nada de maus-tratos aos animais.

Retornamos para  Buenos Aires e queríamos comer um churrasco. Seguindo a indicação do hotel fomos almoçar no Siga la Vaca em Puerto Madero ($93 menu com bebidas e sobremesa). Arriscamos, pois alguns blogs recomendavam, outros condenavam, e parece que demos sorte estava tudo perfeito. Claro que não tem tantas opções como as churrascarias aqui no Brasil, mas o buffet estava variado com saladas, pratos quentes, massas, molhos, frios... As carnes estavam todas excelentes, saborosas e macias. As sobremesas estavam simplesmente deliciosas, eu pedi um Vulcano (petit gateau) um dos melhores que já comi.

Após almoço, pegamos taxi ($14) até a Galeria Pacifico, fizemos algumas comprinhas e no final do dia retornamos a pé para o hotel. 

Como estávamos cansados e a fome era pequena, optamos por encerrar a noite mais cedo com um lanche na Starbucks  próxima ao hotel. Para quem gosta do nosso pão de queijo mineiro é só pedir o pan de queso, uma delicia. 

Mais em:
Roteiro
Vídeo do Zoo Luján

Veja vídeo apresentado no Domingo Legal/SBT:
http://www.sbt.com.br/domingolegal/videos/Default.asp?id=76be639ba76a7911f4ff3da8e92182d9


Comentários

  1. Oi Radiá,
    muito bacana o seu relato, quando estive em Buenos Aires pela primeira vez tive muita vontade de conhecer o zoo, porém meu tempo foi curto. QUero ir agora na próxima viagem, esses preços que você colocou estão em reais ou dólares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada! Os preços estão em pesos argentinos.

      Excluir
  2. Adorei ler sobre o Zoo Lujan, também li algumas coisas boas e ruins sobre o zoologico e fiquei muito tranquila em saber que posso visitar tranquilamente e ver todos esses animais lindos e bem tratados. Vou em novembro a argentina e amei a dica da churrascaria! :)As fotos ficaram d+!

    Aline.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,
    Pois é, durante a nossa visita não vi nada de errado. Soube hoje de um vídeo que passou no SBT, no Domingo Legal, já assisti e foi exatamente o que vimos. Estou divulgando o link, dê uma olhadinha, e quando retornar da sua viagem, passe aqui para nos contar como foi.

    Radiá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Ola, tbem fui ao zoo em outubro de 2012 a adorei, tive uma experiencia unica, guardada na minha memoria e do jeu filho de 8 anos para sempre.. valeu a pena, e me deliciei lendo sua experiencia, senti saudades de la.. bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários e Pitacos são bem-vindos!!!
Em breve responderei através desta página.
Espero que tenha gostado e volte sempre!!!