Buenos Aires - Dicas

Casa Rosada

Estivemos em Buenos Aires em novembro/2010, adoramos a cidade que por sinal é linda e ficamos surpresos com tudo o que vimos, fomos muito bem tratados e a voltamos com a impressão que Los Hermanos são educados e atenciosos.

Nós decidimos viajar em agosto e a maioria dos hotéis já estavam lotados, não tínhamos muitas  opções, arriscamos e  escolhemos um que fosse próximo a Calle Florida, pois era a única referência que eu tinha na época. Ficamos no Sarmiento Suites um apart-hotel simples com aproximadamente uns 30 apartamentos,  quarto amplo, limpo, na verdade um apartamento para 4 pessoas, com sala e cozinha, funcionários educados e atenciosos. Café da manhã bom, medialunas maravilhosas. A sala do café da manhã é realmente pequena, alguns dias presenciamos pessoas aguardando por uma mesa. Bem localizado, fica na Av. Sarmiento esquina com a Calle Florida. (Ar$ 416 apt quadruplo). Fica a dica, faça sua reserva de hotel com antecedência.

Para entrar na Argentina não é preciso visto, eles aceitam a Identidade/Registro Geral (RG) desde que tenha no máximo 10 anos de emissão e que a foto possa lhe identificar, ou passaporte válido. Durante o voo é distribuído um formulário para preenchimento e entrega na Imigração, parte deste documento ficará com você e deverá ser guardado junto ao documento apresentado e devolvido na saída do país. Já soube de gente que perdeu, esqueceu... e pagou multa de Ar$100. Carteira de habilitação e carteiras funcionais (OAB, CREA...) não são válidas.

Teatro Colon

Andamos muito de táxi e metrô (Subte). Recebemos conselhos para tomarmos cuidado com notas falsas e golpes aplicados por taxistas, então trocávamos o dinheiro no hotel e já deixávamos separado e ao efetuar o pagamento falávamos em bom tom a nota que estávamos entregando e sempre de olho nas mãos do taxista, além disso só escolhíamos táxis credenciados. Outra sugestão é pedir a Recepção que chame um rádio-táxi. Nós tivemos sorte, pois só pegamos taxistas honestos, alguns davam até dicas de atrações e de segurança local. Num desses percursos conhecemos o Sr. Hugo, credenciado pelo Ministério do Turismo de Buenos, taxista e guia turístico, uma figura, muito simpático e comunicativo, nos deu dicas de restaurantes, passeios, shows de tango e por fim fechamos com ele o nosso traslado do hotel para o Aeroporto  (Ar$90). Por ser credenciado ele pode vender o show de tango com o transporte, tours... Quando estiver saindo do hotel solicite que a Recepção chame rádio-táxi, e dinheiro sempre trocado.

Em BsAs moeda vale ouro, os ônibus só aceitam moedas, então providencie um porta-moedas e guarde-as com muito carinho. O metrô (subte)  realmente é velho e sujo, na primeira impressão assusta, em contrapartida é muito eficiente e barato (Ar$0,90). Em subte BsAs imprima o mapa das linhas, horários e tarifas. Como não precisei fazer troca não posso confirmar essa informação, mas soube que no Banco de La Nación é possível trocar Ar$20 por moedas, tem que ser esse valor porque os pacotes já ficam prontos.

Na época em que fui, a melhor cotação era do Banco de La Nación, então fizemos câmbio no próprio aeroporto. A agência fica a direita logo após a saída do desembarque. Não troque nos quiosques dentro do desembarque, são as piores cotações.  Na Calle Florida tem muitas casas de câmbio que funcionam inclusive nos finais de semana, mas as cotações não são favoráveis. Na véspera do seu embarque veja a cotação no  dolarhoy

Achei o clima estranho, apesar do sol, ventava muito e frio. As manhãs e noites eram frias, e próximo ao   meio-dia até umas 16h fazia muito calor.

Durante toda a viagem não tivemos nenhum transtorno, mas tomávamos muitos cuidados com nossos pertences, bolsas e equipamentos. Antes de entrar em transportes públicos guardava os equipamentos eletrônicos e colocava a bolsa sempre na frente do corpo. Dinheiro, só levávamos quantia suficiente para o dia, o restante deixávamos guardado em cofre no hotel. No hotel, ao sair não deixávamos nada dando bobeira, guardávamos em malas com cadeados ou no cofre.

** valores referente a época da viagem - Novembro/2010.